A importância fundamental do aquecimento em qualquer modalidade esportiva é preparar o organismo para a atividade a ser realizada, ou seja, aumentar a temperatura interna do organismo, aumentando o fluxo sangüíneo e a lubrificação das articulações.
Você deve começar o aquecimento sempre de uma forma geral, para depois o específico. Primeiro comece aquecendo os grandes grupos musculares e depois os músculos mais exigidos no futebol, principalmente os de membros inferiores.
Uma grande dúvida durante o aquecimento é o que realizar primeiro, alongamento ou movimentos balísticos. Não existe ainda comprovação científica do que fazer primeiro, a escolha fica a cargo do preparador físico, alguns preferem alongar outros se movimentar. Eu particularmente prefiro iniciar com alguns movimentos gerais (trote, deslocamentos diversos) e depois o alongamento.
O que vai determinar o tempo de aquecimento é a temperatura ambiente, quanto mais quente menos tempo de aquecimento, cuidado ao aquecer em temperaturas muito altas para não cansar antes da partida. Em média, o aquecimento dura de 15 a 20 minutos.
No futebol os musculos mais exigidos são os inferiores mas também outros músculos são utilizados:
Panturrilhas.
Coxas .
Glúteos.
Costas.
Abdômen.
Nenhum comentário:
Postar um comentário